O que é Acne Ocupacional?
Acne ocupacional é uma inflamação das glândulas (as glândulas sebáceas) que produzem óleo para lubrificar a pele. A inflamação ocorre quando certas substâncias químicas bloqueiam os poros da pele causando a acumulação do óleo e a formação de uma proteína da pele, chamada queratina. A acumulação da substância oleosa e a formação de queratina produzem uma obstrução preta que caracteriza a acne ocupacional.
Três grupos diferentes de substâncias químicas são conhecidas por causar três formas conhecidas de acne:
 
Grupo 1 – o petróleo e seus derivados, especialmente todos os compostos encontrados em óleos crus, causam acne oleosa; óleos solúveis, óleos de trabalhos em metal.
 
Grupo 2 – certos produtos de alcatrão de hulha causam a acne de alcatrão de hulha.
 
Grupos 3 – compostos aromáticos halogenados, tais como bifenil policlorado causam a cloracne.
 
Tabela 
Causas de acne ocupacional em várias ocupações
Agente
Tipo de Acne
Grupo Ocupacional
Petróleo e seus derivados: 
Óleo cru e frações 
Óleos solúveis
Acne oleosa
Operadores de máquinas, mecânicos, trabalhadores expostos ao petróleo e seus derivados.
Produtos de alcatrão de hulha: 
Óleos com alcatrão de hulha
Piche 
Creosoto
Acne de alcatrão de hulha
Trabalhadores de fábricas de alcatrão de hulha, trabalhadores da construção civil, carpinteiros, trabalhadores de pavimentação, trabalhadores de impregnação de tubos de papel, trabalhadores na conservação de madeira e cabos.
Compostos aromáticos halogenados: 
Cloronaftalenos
Bifenil Policlorada (PCBs) 
Dibenzofuranos policlorados (PCDFs) 
Dibenzo-p-dioxinas policlorados (PCDDs) por exemplo  2,3,7,8-Tetraclorodibenzodioxina (TCDD) 
3,4,3',4'- Tetracloroazoxibenzeno (TCAOB) 
3,4,3',4'-Tetracloroazobenzeno (TCAB.)
Cloracne
Trabalhadores da fabricação de substâncias químicas , trabalhadores de laboratórios, trabalhadores de manutenção, trabalhadores que manuseiam dejetos, trabalhadores de diferentes indústrias que utilizam certos hidrocarbonetos halogenados.
 
O que causa a acne oleosa?
A graxa e óleos solúveis do petróleo causam acne oleosa. Espinhas e pequenos pontos em áreas onde a exposição ao óleo é grande, como os braços e mãos caracterizam à acne oleosa. Porém outras áreas como o abdômen e coxas podem ser afetadas especialmente se elas estão cobertas por roupas encharcadas em óleo. Os poros obstruídos da pele desenvolvem obstruções formadas pelo óleo e queratina que com a presença do ar ficam pretas.
Pessoas com acne oleosa devem consultar um médico. Sem tratamento, a condição pode persistir por meses mesmo após a interrupção à exposição ao óleo. Lesões na pele causadas por exposição repetitiva a produtos derivados do petróleo, se não tratados propriamente, podem evoluir, após longo período, para câncer de pele.
As características associadas com a acne oleosa incluem escurecimento da pele e reação anormal da pele à luz do sol. Isso ocorre principalmente em lugares onde ocorre alta exposição aos óleos solúveis e exposição simultânea à luz do sol. Isso ocorre devido à exposição a uma única substância química juntamente com a presença da luz solar, que pode tornar algumas substâncias químicas mais tóxicas.    
 
O que causa acne de alcatrão de hulha?
Produtos com alcatrão de hulha causam acne. A substância oleosa e a queratina formam obstruções pretas que caracterizam a acne de alcatrão de hulha. Estas obstruções são normalmente encontradas ao redor dos olhos. Em geral, a acne de alcatrão de hulha some rapidamente, mas em alguns casos ela pode persistir por tempos mesmo depois de cessada a exposição. Pessoas com acne de alcatrão de hulha podem experimentar um escurecimento da pele. Elas também podem perceber sensações de queimação e vermelhidão da pele após exposição à luz. Assim como na acne oleosa, as lesões na pele causadas pela exposição a produtos com alcatrão de hulha, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para um câncer de pele.
 
O que causa a cloracne?
Exposição a vários compostos aromáticos halogenados causa a cloracne. A substância oleosa e a queratina formam cistos amarelos e obstruções de cor cinza que caracterizam a cloracne. As lesões na pele ocorrem principalmente no rosto, mas em casos mais graves  elas envolvem os ombros e o colo, as costas e o abdômen. Nos casos mais agudos, as lesões aparecem também nos braços, coxas, pernas, mãos e pés. O contato direto da pele é o meio mais comum de desenvolver a cloracne, mas ingestão e inalação são também causas. A cloracne pode se desenvolver de três a quatro semanas após a exposição e pode perdurar por mais de quinze anos, mesmo se a exposição cessar.
As complicações associadas à cloracne incluem doenças no fígado, bronquite, náuseas, vômito e diarréia. Há ainda um efeito tóxico  no sistema nervoso que resulta em sintomas tais como dores de cabeça, fadiga, irritação, sudorese das mãos e dormência nas pernas.
 
Como prevenir a acne?
A acne ocupacional pode ser evitada com medidas tais como higiene pessoal, controles de engenharia e proteção individual. A higiene pessoal, incluindo lavar as mãos, é muito importante para se prevenir a acne ocupacional. Locais de trabalho devem oferecer salas para trocar roupas, chuveiros e locais para banho, e os trabalhadores devem usar macacões limpos diariamente.
Os controles de engenharia são importantes para reduzir a exposição. Processos recentes separam os trabalhadores das substâncias prejudiciais com que eles trabalham. Utilizando-se sistemas locais adequados de exaustão evita-se o contato direto com a pele e a inalação. O uso de ferramentas de pulverização bem projetadas reduz os respingos de substancias prejudiciais. Onde for possível, os locais de trabalho devem substituir substâncias perigosas por substancias não perigosas.
Para a proteção do pessoal deve haver óculos contra respingos, luvas, avental, e assim por diante, conforme exigirem a tarefa e o químico utilizado. Deve-se assegurar a seleção correta, pois nem todas as vestimentas de proteção oferecem proteção contra todas as substâncias. A legislação canadense requer que todos os trabalhadores sejam informados sobre a natureza das substâncias a que eles estão expostos e os perigos dos processos do trabalho.
Os trabalhadores devem revisar as Fichas de Dados da Segurança do Material – MSDS/FDSM que apresentam informações sobre os efeitos da exposição daquele material à saúde e o uso seguro dos produtos. Os trabalhadores também devem assegurar-se que as substâncias usadas no trabalho estejam apropriadamente etiquetadas e que eles sabem como trabalhar com segurança com esses produtos.

Categories:

Artigos Populares

;